Brincando e fazendo arte com reciclável

AUTORA
Professora Gabriella Luiza Pereira Freytag , Infantil IV e V, 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano

Essa temática foi abordada pela professora de artes Gabriella com todas as turmas da escola, desde o infantil até o 5º ano.

Para um primeiro momento em sala de aula foi feita a apreciação das Obras de Ivan Cruz, brincadeiras de infância. A professora questionou os alunos quais eram as brincadeiras preferidas de cada um deles.

Em seguida ainda em sala professora realizou um debate sobre as seguintes obras de Ivan Cruz: Pé de lata Ivan Cruz e Bilboquê e perna de pau Ivan Cruz. E questionou os alunos se eles conheciam as brincadeiras que aparecem na obra e para sua surpresa poucas conheciam as brincadeiras de perna de pau, bilboquê e pé de lata. Partindo disso surgiu as próximas atividades que foi a confecção com material reciclado e o brincar na hora do recreio.

Segundo momento foi a confecção dos brinquedos em sala de aula. Foi confeccionado com as turmas do Infantil IV e V, 1º e 2º ano, o bilboquê. Foi usado como material reciclável o rolo de papel higiênico e tampinhas de garrafa pet. Já com as turmas do 3º e 4º ano foi feito a releitura através de desenhos que seguem as fotos em anexo e o brinquedo foi a perna de pau, no qual a professora já confeccionou em casa e trouxe pronto para brincar. E por fim com a turma do 5º ano a confecção foi do pé de lata, onde o material reciclável foi latas de alumínio (leite em pó).

Acrescentamos como terceiro momento a releitura da obra de Ivan Cruz realizando a pintura do painel de fundo usado para as fotos de cada aluno com seu pé de lata. Após as fotos a turma do 4º e 5º ano pode brincar de disputar corridas na aula de Educação Física.

E como último momento segue o registro dos alunos brincando com seus brinquedos durante o recreio.

Ao resgatar as brincadeiras de infância percebi o entusiasmo que os alunos realizaram com as brincadeiras propostas. Pois sabemos que as brincadeiras na infância fazem parte do desenvolvimento da criança, pois como nos diz o próprio pintor Ivan Cruz ao retratar suas obras: “Criança que não brinca, não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta lhe um pedaço no coração”.

Ao trabalhar essa temática, percebi a importância de resgatar brincadeiras antigas de infância. Os alunos se divertiram muito. E com materiais de sucata, realizamos momentos que com toda certeza ficaram marcados para os alunos, que acrescentaram essas brincadeiras na sua rotina familiar. Foi prazeroso ver a alegria dos alunos e contribuir com brincadeiras que são divertidas e saudáveis.

Alunos retratados na obra de Ivan Cruz

· Ana Flavia Soares de Agostinho

· Bruno Cristiano Pacheco dos Santos;

· Derick Thauan Correa Pedroso

· Eliza Francine Galvão da Silva

· Gabriel Nadal Costa Pinto

· Helen Rosina Straatsma de Oliveira

· Maria Alice dos Santos

· Milene Batista Penasso

· Natalia Wrobel dos Santos

· Vinicius da Silva Los

· Mayza Eduarda dos Santos Saraiva

Alunos dos vídeos no Recreio

· Gabriel Nadal Costa Pinto

· Mayza Eduarda dos Santos Saraiva

· Maria Alice dos Santos













































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Financeira

Dia da árvore