RESGATE DOS JOGOS (BRINCADEIRAS) POPULARES
Texto da professora Carolline Marcos da Silva.
Vivemos em um mundo completamente tecnológico, aonde nossas crianças deixam de lado o brincar para ficarem sentados em frente a TV, tablets, celulares, videogames, computadores, etc. Partindo desse novo estilo de vida de deixar esse algo natural que é o brincar de lado, tornando-se assim crianças menos saudáveis e futuros adultos sedentários, desenvolvemos esse pequeno projeto com os alunos do 5º ano e do pré II um pequeno resgate do repertório das brincadeiras populares de seus pais e assim reproduzir as brincadeiras mais citadas por eles.
Os principais objetivos desse projeto são o aumento do repertório de brincadeiras das crianças para um enriquecimento cultural, uma grande interação entre as turmas envolvidas, e principalmente pela diferença de idades. A escrita e desenho deles com a reprodução das brincadeiras e suas regras avançando assim na compreensão do funcionamento do sistema da escrita. E o envolvimento da disciplina de artes com o estudo do escritor Ivan Cruz, e o resgate das brincadeiras com a reprodução de sua obra.
O primeiro momento foi o envio de um pequeno questionário aos pais dos alunos do 5º ano e pré II, com as seguintes perguntas:
1 - quais as brincadeiras eram mais comum na sua infância?
2 – dentre as brincadeiras citadas acima, quais eram as suas brincadeiras preferidas?
3 – descreva abaixo quais eram as regras para as suas brincadeiras preferidas citadas acima.
Após o retorno do questionário dos pais foi feito o levantamento das brincadeiras mais citadas, sendo elas: esconde – esconde, pular corda, pega pega, bete ombro (bets), amarelinha, bolinha de gude, etc. Assim escolhemos o esconde-esconde, pular corda e pega-pega para executar com os alunos. Esse momento foi desenvolvido pela professora do pré II, Maria.
O segundo momento foi a prática, aonde os alunos maiores ficaram em duplas e essa dupla cuidava de 2 alunos pequenos, os maiores eram responsáveis por ajudar a cumprir as regras e assim executar a atividade. Segue os vídeos com os alunos brincando. Esse momento foi desenvolvido pela professora de Educação Física, Carolline e pela professora do pré II, Maria.
O terceiro momento foi o estudo do artista Ivan Cruz, a reprodução de sua obra de brincadeiras populares. Esses desenhos foram feitos para compor o livro de jogos populares. Esse momento foi desenvolvido pela professora de artes Izabel.
O quarto momento a professora de sala de aula do 5º ano, a Joseli, desenvolveu a escrita com a reprodução das regras das brincadeiras que os pais citaram e das brincadeiras que eles mais gostam, além da escrita foi feito o desenho de cada brincadeira. Esse material foi feito para compor o livro das brincadeiras populares.
O último momento é o livro feito por eles mesmos.
Comentários
Postar um comentário