Trabalho Infantil: Conscientizar, denunciar e combater
AUTORA
Professora Gabriella Luiza Pereira Freytag, 4º e 5º anos
No dia 6 de julho abordamos na aula online com as turmas do 4° e 5° anos o tema: Trabalho Infantil. Nosso suporte foi a reportagem apresentada no dia 11 de junho na página arede com o Projeto Vamos Ler.
Percebemos que nos últimos anos vem aumentando o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil correndo risco de danos físicos, mentais e sociais. O trabalho infantil compromete a educação, restringindo seus direitos e limitando suas oportunidades futuras, e levando pobreza.
Trabalho com o Componente Curricular: Arte. Ao abordar esse tema, procurei conciliar a disciplina com o tema proposto. Iniciamos analisando as Obras de Arte de Ivan Cruz, que retrata nas pinturas sua infância. Ao observar as Obras, os alunos relataram o que eles pensavam a respeito da infância e expressando suas opiniões. Logo os alunos se conscientizaram a respeito da qualidade de vida na infância.
No segundo momento assistimos a reportagem, postado na página aRede: Trabalho Infantil: como se configura e mecanismos para combater essa prática. Debatemos com os alunos sobre a reportagem, ressaltando a importância da denúncia. Os alunos também compreenderam os malefícios que causam em uma criança que está sujeita a exploração do trabalho, afetando seu desenvolvimento.
Toda criança tem seus direitos, mas também tem seus deveres. Ao trabalhar com o tema, percebi a importância de esclarecer aos alunos, da importância dos alunos contribuírem nos afazeres de casa. Arrumando a cama, organizar brinquedos, guardar as louças e até mesmo cuidar do jardim são exemplos de atividades que podem ser atribuídas aos pequenos, que fará com que a criança seja uma pessoa que colabora para o bem comum de todos no lar, sem prejudicar seus direitos. Ao ajudar os pais, as crianças também se sentem úteis e parte da família, o que fortalece sua autoestima.
Os alunos tiveram a oportunidade de distinguir a diferença entre trabalho infantil e as contribuições no lar. Pois é necessário a criança ser possibilitada a desenvolver suas habilidades, na percepção de seus interesses e também na formação de noções de responsabilidade, cuidado, autonomia e independência.
E para finalizarmos a aula foi lançado dois desafios aos alunos. Primeiro, foi proposto que ilustrassem, o que eles haviam compreendido sobre o tema. Segundo desafio: produzir um vídeo em casa, dando um recadinho para os pais ou responsáveis que infelizmente fazem essa exploração do trabalho infantil.
Professora Gabriella Luiza Pereira Freytag, 4º e 5º anos
No dia 6 de julho abordamos na aula online com as turmas do 4° e 5° anos o tema: Trabalho Infantil. Nosso suporte foi a reportagem apresentada no dia 11 de junho na página arede com o Projeto Vamos Ler.
Percebemos que nos últimos anos vem aumentando o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil correndo risco de danos físicos, mentais e sociais. O trabalho infantil compromete a educação, restringindo seus direitos e limitando suas oportunidades futuras, e levando pobreza.
Trabalho com o Componente Curricular: Arte. Ao abordar esse tema, procurei conciliar a disciplina com o tema proposto. Iniciamos analisando as Obras de Arte de Ivan Cruz, que retrata nas pinturas sua infância. Ao observar as Obras, os alunos relataram o que eles pensavam a respeito da infância e expressando suas opiniões. Logo os alunos se conscientizaram a respeito da qualidade de vida na infância.
No segundo momento assistimos a reportagem, postado na página aRede: Trabalho Infantil: como se configura e mecanismos para combater essa prática. Debatemos com os alunos sobre a reportagem, ressaltando a importância da denúncia. Os alunos também compreenderam os malefícios que causam em uma criança que está sujeita a exploração do trabalho, afetando seu desenvolvimento.
Toda criança tem seus direitos, mas também tem seus deveres. Ao trabalhar com o tema, percebi a importância de esclarecer aos alunos, da importância dos alunos contribuírem nos afazeres de casa. Arrumando a cama, organizar brinquedos, guardar as louças e até mesmo cuidar do jardim são exemplos de atividades que podem ser atribuídas aos pequenos, que fará com que a criança seja uma pessoa que colabora para o bem comum de todos no lar, sem prejudicar seus direitos. Ao ajudar os pais, as crianças também se sentem úteis e parte da família, o que fortalece sua autoestima.
Os alunos tiveram a oportunidade de distinguir a diferença entre trabalho infantil e as contribuições no lar. Pois é necessário a criança ser possibilitada a desenvolver suas habilidades, na percepção de seus interesses e também na formação de noções de responsabilidade, cuidado, autonomia e independência.
E para finalizarmos a aula foi lançado dois desafios aos alunos. Primeiro, foi proposto que ilustrassem, o que eles haviam compreendido sobre o tema. Segundo desafio: produzir um vídeo em casa, dando um recadinho para os pais ou responsáveis que infelizmente fazem essa exploração do trabalho infantil.
NO TEXTO VI O VERBO RETRATSR NO PASSADO...EU ESTOU VIVO
ResponderExcluirIVAN CRUZ
05.09.2021