Trabalho Infantil: Conscientizar, denunciar e combater

AUTORA
Professora Gabriella Luiza Pereira Freytag, 4º e 5º anos

No dia 6 de julho abordamos na aula online com as turmas do 4° e 5° anos o tema: Trabalho Infantil. Nosso suporte foi a reportagem apresentada no dia 11 de junho na página arede com o Projeto Vamos Ler.

Percebemos que nos últimos anos vem aumentando o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil correndo risco de danos físicos, mentais e sociais. O trabalho infantil compromete a educação, restringindo seus direitos e limitando suas oportunidades futuras, e levando pobreza.

Trabalho com o Componente Curricular: Arte. Ao abordar esse tema, procurei conciliar a disciplina com o tema proposto. Iniciamos analisando as Obras de Arte de Ivan Cruz, que retrata nas pinturas sua infância. Ao observar as Obras, os alunos relataram o que eles pensavam a respeito da infância e expressando suas opiniões. Logo os alunos se conscientizaram a respeito da qualidade de vida na infância.

No segundo momento assistimos a reportagem, postado na página aRede: Trabalho Infantil: como se configura e mecanismos para combater essa prática. Debatemos com os alunos sobre a reportagem, ressaltando a importância da denúncia. Os alunos também compreenderam os malefícios que causam em uma criança que está sujeita a exploração do trabalho, afetando seu desenvolvimento.

Toda criança tem seus direitos, mas também tem seus deveres. Ao trabalhar com o tema, percebi a importância de esclarecer aos alunos, da importância dos alunos contribuírem nos afazeres de casa. Arrumando a cama, organizar brinquedos, guardar as louças e até mesmo cuidar do jardim são exemplos de atividades que podem ser atribuídas aos pequenos, que fará com que a criança seja uma pessoa que colabora para o bem comum de todos no lar, sem prejudicar seus direitos. Ao ajudar os pais, as crianças também se sentem úteis e parte da família, o que fortalece sua autoestima.

Os alunos tiveram a oportunidade de distinguir a diferença entre trabalho infantil e as contribuições no lar. Pois é necessário a criança ser possibilitada a desenvolver suas habilidades, na percepção de seus interesses e também na formação de noções de responsabilidade, cuidado, autonomia e independência.

E para finalizarmos a aula foi lançado dois desafios aos alunos. Primeiro, foi proposto que ilustrassem, o que eles haviam compreendido sobre o tema. Segundo desafio: produzir um vídeo em casa, dando um recadinho para os pais ou responsáveis que infelizmente fazem essa exploração do trabalho infantil.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Financeira

Dia da árvore