Alimentação saudável, não é só comer alface e cenoura

AUTORA
Professora Carolline Marcos da Silva, 3º, 4º e 5º anos

Essa temática foi abordada com os alunos de forma presencial e de forma online pelo Meet aos alunos que estão em casa. A primeira pergunta feita aos alunos foi: O que é alimentação saudável? É claro que a resposta foi comer alface, cenoura, tomar suco verde, etc, ou seja, associam alimentação saudável ao comer verde, ao comer verdura. 

Portanto, para desmistificar esse paradigma deles abordamos o vídeo proposto pelo Vamos Ler. Após assistirem os vídeos foi dado uma maior ênfase a imagem do prato: alimentação saudável, nesse momento que os alunos foram questionados sobre quais os vegetais eles consomem, as frutas, os grãos integrais e as proteínas, além da quantidade de água que eles ingerem diariamente. A atividade proposta a eles foi fazer o desenho do prato e fazer a divisão acima e com isso eles deveriam desenhar os alimentos que eles consomem, deixamos claro que não é os alimentos que eles gostam e sim os que eles consomem, o resultado da atividade são as fotos anexadas.

Aos alunos de forma presencial tivemos mais 2 momentos sobre o tema. O primeiro foi a degustação de um lanche saudável servido aos alunos na hora do recreio. Sendo uma torta salgada, um suco de laranja natural e salada de frutas. Essa parte prática foi muito importante pois eles entenderam que não é somente verdura e fruta e sim que uma torta pode ser saudável também. E o segundo momento foi a entrevista com as merendeiras da escola, a Rose e Rozenilda, nessa entrevista eles questionaram sobre quais foram os ingredientes usados na elaboração do lanche saudável.

Encerramos essa temática da melhor maneira possível, com a teoria e a pratica. O mais importante foi descobrir durante conversa em nossa aula que a maioria dos alunos não consomem muito doce, consomem de forma moderada alimentos ultra processados, ou seja, eles e os familiares tem uma consciência sobre ter um equilíbrio alimentar e manter uma alimentação saudável diariamente.

Segue referência para trabalhar o tema:
https://www.youtube.com/watch?v=5jq6Kkf3HGQ - Alimentação saudável: como escolher bem o que comemos reflete na nossa saúde

Segue os nomes dos alunos envolvidos nas atividades:

Vídeo e fotos comendo lanche.

· Brenda Alves Ribas;

· Fernando Daniel Monteiro Machado;

· Kamily Vitoria da Silva Barbosa;

· Milene Batista Penasso.

Fotos dos desenhos

· Natalia Wrobel dos Santos;

· Gustavo Leandro Dias de Eufrasio;

· Isabella Machado Luz; 

· Fernando Daniel Monteiro Machado




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Financeira

Dia da árvore