Conhecendo na prática a função dos vereadores

AUTORA
Professora Carolline Marcos da Silva, 5º ano

Essa temática foi abordada com os alunos de forma presencial com a turma do 5º ano.

Iniciamos essa temática em sala de aula com os vídeos aos alunos sobre a função dos vereadores e do prefeito e uma discussão em sala de aula sobre a função deles. Em seguida discutimos sobre as melhorias que precisamos ter em nossa cidade, bairro ou escola.

Segundo momento cada aluno teve como tarefa elaborar uma carta a eles sobre as melhorias que eles acham que precisa ser realizado em nossa cidade, bairro ou escola. Após a entrega das cartas elas foram corrigidas, e feitas a impressão delas para entrega aos vereadores. As cartas estão em anexo.

Esse trabalho foi desenvolvido juntamente com a professora de História e Geografia Fernanda Roberta Koczyla, ela abordou o tema em suas aulas os serviços públicos que os cidadãos têm direito em sua cidade como: segurança, educação, saúde, lazer, transporte, iluminação, entre outros. A discussão em sala de aula era se os alunos têm acesso a esses serviços e como pode ser obtido eles. Partindo desse contexto, foi explicado a função dos vereadores como poder legislativo e da prefeita da cidade como dever executivo. Por fim, a professora falou sobre o voto consciente e como cidadãos devemos cobrar melhorias ao nosso município, mesmo que sejam crianças, pois esses serão o futuro da nossa nação.

E para finalizar essa temática fomos a campo com a visita a Câmara de Vereadores de Carambeí. Os alunos conheceram o Plenário, a galeria de fotos dos Vereadores e dos Presidentes, passando também pelos departamentos e gabinetes e encontrando alguns vereadores como Paulo Valenga, Ilson Caninana e Deleon Betim.

Em seguida os alunos receberam a explanação da servidora Maria Luiza Taques sobre os Poderes de governo, Processo Legislativo e Parlamento Jovem.

Nossos alunos ainda tiveram oportunidade de participar da 3ª reunião extraordinária, vivenciaram na prática como funciona uma sessão e assim o trabalho dos vereadores.

Após a sessão nossos alunos entregaram as cartas de suas reivindicações ao Presidente da Câmara Elio Ratinho, em seguida ele solicitou que um aluno fizesse a leitura de uma das cartas, a aluna escolhida foi a Natalia Wrobel.

Concluímos essa temática da melhor maneira possível sendo vivenciado na prática toda a teoria. Nossos alunos ficaram encantados com o passeio, afinal apenas um aluno conhecia a Câmara. Fomos todos muito bem recepcionados, agradeço a imensa oportunidade de dar voz aos nossos alunos.

-
Os nomes dos alunos da selfie:

Kyara Rodrigues dos Santos
José Osmail Taques Martins

Aluna que fez a leitura da carta: Natalia Wrobel dos Santos

Aluna que entregou as cartas ao presidente da Câmara: Kamilly Vitoria da Silva Barbosa

-

CARO ALUNO ESCREVA ABAIXO UMA PEQUENA CARTA AOS NOSSOS VEREADORES E PREFEITA SOBRE AS MELHORIAS QUE VOCÊ ACHA QUE PRECISA SER REALIZADA EM NOSSA CIDADE, EM SEU BAIRRO OU ATÉ MESMO EM SUA ESCOLA.

Eu, Maria Izabele Xavier da Silva aluna da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Na escola, que terminem a quadra da escola, coloquem um parquinho novo. Mais asfalto, mais iluminação na área rural, que arrumem as estradas que vai para a escola que tá muito esburacadas.

-

Eu, Gabriel Nadal Costa Pinto aluno da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Nas áreas rurais pedimos por melhorias nas estradas rurais.

-

Eu, Ana Flavia Soares de Agostinho aluna da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Olá, que quero que asfaltem as ruas do meu bairro fazendo um favor e colocar mais segurança nas ruas, lojas, mercados e na escola precisa uma quadra de esporte que parou com a construção. Obrigada.

-

Eu, Ana Flavia Soares de Agostinho aluna da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Olá, que quero que asfaltem as ruas do meu bairro fazendo um favor e colocar mais segurança nas ruas, lojas, mercados e na escola precisa uma quadra de esporte que parou com a construção. Obrigada.

-

Eu, Mayza Eduarda dos Santos Saraiva aluna da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Tem que melhorar as estradas. Tem que construir mais casas. Tem que não deixar as construções pela metade e construir um hospital e mais escolas e creches.

-

Eu, Derick Thauan Correa Pedroso aluno da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Nossa escola uma quadra, mas ela não foi terminada eu gostaria que vocês terminassem a nossa quadra. Nossas estradas estão com muito buracos vocês poderiam arrumar as estradas.

-

Eu, Natalia Wrobel dos Santos aluna da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Oi. Sou a Natalia e vou falar o que acho que está faltando na nossa cidade e bairro. Falta uma boa segurança porque no meu bairro estão roubando os cabos de telefone e as luzes dos postes estão estragando e pode causar acidentes graves. Também na minha escola falta terminar a quadra. Eles começaram e não terminaram e minha professora Carol ficou triste e não gostou. Então peço que pelo menos ajudem na quadra e na segurança. Obrigada.

-

Eu, Milene Batista Penasso aluna da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Mais segurança para prevenir roubos. Mais construções concluídas como a quadra da escola. Mais iluminação. Asfalto para não estragar os carros e parquinho na área rural.

-

Eu, José Osmail Taques Martins aluno da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Mais segurança nas ruas e mais médicos à disposição da população.

-

Eu, Fernando Daniel Monteiro Machado aluno da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Nossa cidade precisa de melhoria na saúde, precisamos de um hospital. No nosso bairro precisamos de coleta de lixo e melhoria nas estradas. A calçada ficou muito ruim, cheia de buraco. Na escola precisamos que consertem os brinquedos do parquinho e que terminem a quadra.

-

Eu, Kiara Rodrigues dos Santos aluna da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Tem que melhorar a saúde da nossa cidade. Melhorar as estradas rurais. Melhorar a segurança. Colocar dentista nas escolas. Melhorar o parquinho da nossa escola. Ter uma farmácia de plantão de noite e aos finais de semana. Ter um ginecologista.

-

Eu, Diego Bueno Carneiro aluno da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Melhoria nas ruas com a iluminação. Melhoria em nossa escola no parquinho, nos armários e no refeitório.

-

Eu, Wesley Lima Rosa aluno da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Ter asfalto, caminhão de lixo na zona rural. Arrumar os buracos, fazerem calçada e lombada onde os carros aceleram na cidade. Arrumar o parquinho da escola, mais armários para a escola, terminar as obras. Também tirar cães das ruas e ajudar os mendigos.

-

Eu, Brenda Alvez Ribas aluna da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

A escola que eu estudo tem que arrumar o parquinho que está destruído, a quadra que tem que terminar. No bairro as ruas, a coleta de lixo. Melhorias nas outras escolas e no posto de saúde.

-

Eu, Kamily Vitoria da Silva Barbosa aluna da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Arrumar as estradas, as luzes, o posto de saúde, nosso parquinho, o transporte público, limpeza, mais árvores e segurança.

-

Eu, Jean Matheus Bonfim Gaia aluno da Escola Rural Municipal Santa Cruz, da turma do 5º ano. Venho por meio desta carta solicitar as seguintes melhorias.

Construir lombadas em áreas rurais. Asfalto em áreas rurais. Transporte público para mais locais rurais. Mais iluminação. Arrumar parque das crianças e terminar a quadra da Escola Santa Cruz.

-

 
























 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da árvore

Alimentação saudável, não é só comer alface e cenoura