Brincar, estudar, viver. Trabalhar só quando crescer
AUTORA
Professora Carolline Marcos da Silva, 5º ano
Nossa aula sobre o trabalho infantil foi desenvolvida com a turma do 5º ano da Escola Rural Municipal Santa Cruz no dia 01 de julho de 2021. A temática da aula envolve um primeiro momento uma roda de conversa para saber dos alunos se eles sabiam o que era trabalho infantil e a diferença entre trabalho infantil e afazeres domésticos.
Professora Carolline Marcos da Silva, 5º ano
Nossa aula sobre o trabalho infantil foi desenvolvida com a turma do 5º ano da Escola Rural Municipal Santa Cruz no dia 01 de julho de 2021. A temática da aula envolve um primeiro momento uma roda de conversa para saber dos alunos se eles sabiam o que era trabalho infantil e a diferença entre trabalho infantil e afazeres domésticos.
Para um segundo momento os alunos assistiram um vídeo sobre as consequências do trabalho infantil, nesse vídeo também relata algumas tarefas pontuais que são permitidas as crianças realizarem em casa para ajudar a família, tais como: lavar a louça, aprender a mexer na terra e arrumar a própria cama, e por fim o vídeo relata sobre os programas de aprendizagem para ajudar na erradicação do trabalho infantil, são os aprendizes nas empresas, uma forma do jovem trabalhar e aprender ao mesmo tempo. E o terceiro momento foi a nossa dinâmica de leitura, onde os alunos assumiram as vozes dos personagens da cartilha: Brincar, estudar, viver. Trabalhar, só quando crescer, essa dinâmica está registrada em vídeo.
Abordagem desse tema foi bem importante aos alunos, pois através da leitura da cartilha eles puderam entender quais são seus direitos e deveres como crianças, e que existem órgãos para defender esses direitos. Além de abordar as consequências da erradicação das crianças do ambiente escolar, como a criança deixa de estar aprendendo. Trazemos também a exploração infantil para nossa realidade rural, onde abordamos que não há somente exploração infantil nas esquinas das cidades, e sim no campo também e os malefícios e riscos dessa forma de exploração infantil.
Ao final da leitura os alunos relataram que entenderam a diferença entre trabalho infantil e afazeres domésticos e principalmente as consequências negativas do trabalho infantil.
Segue referência para trabalhar o tema:
https://livredetrabalhoinfantil.org.br/wp-content/uploads/2017/04/trabalhoinfantil-mpt.compressed.pdf
https://youtu.be/8jx8OuHFwMQ - trabalho infantil - conheça as consequências.
Segue os nomes dos alunos envolvidos nas atividades:
Vídeo
· Brenda Alves Ribas;
· Fernando Daniel Monteiro Machado;
· Kamily Vitoria da Silva Barbosa;
· Milene Batista Penasso.
Abordagem desse tema foi bem importante aos alunos, pois através da leitura da cartilha eles puderam entender quais são seus direitos e deveres como crianças, e que existem órgãos para defender esses direitos. Além de abordar as consequências da erradicação das crianças do ambiente escolar, como a criança deixa de estar aprendendo. Trazemos também a exploração infantil para nossa realidade rural, onde abordamos que não há somente exploração infantil nas esquinas das cidades, e sim no campo também e os malefícios e riscos dessa forma de exploração infantil.
Ao final da leitura os alunos relataram que entenderam a diferença entre trabalho infantil e afazeres domésticos e principalmente as consequências negativas do trabalho infantil.
Segue referência para trabalhar o tema:
https://livredetrabalhoinfantil.org.br/wp-content/uploads/2017/04/trabalhoinfantil-mpt.compressed.pdf
https://youtu.be/8jx8OuHFwMQ - trabalho infantil - conheça as consequências.
Segue os nomes dos alunos envolvidos nas atividades:
Vídeo
· Brenda Alves Ribas;
· Fernando Daniel Monteiro Machado;
· Kamily Vitoria da Silva Barbosa;
· Milene Batista Penasso.
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