Um jornal da Independência
AUTORA
Professora Fernanda Roberta Koczyla, 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º anos
Essa temática foi abordada com os alunos de forma presencial e com atividades online com todas turmas da escola.
As atividades com os alunos foram as seguintes: Primeiro momento em sala de aula com a disciplina de história foi abordado um vídeo contando sobre a independência em forma de desenho, a partir do vídeo ouve a discussão sobre essa data importante. Com as turmas do 1º ao 3º ano foi desenvolvido um acróstico que no final formou a palavra independência e um desenho da representação do grito do Ipiranga.
Com as turmas do 4º e 5º anos também foi iniciada a discussão com o vídeo e em seguida uma leitura de texto sobre o ato da independência. A atividade foi uma interpretação da obra “o grito do Ipiranga” do Pedro Américo. E outras questões com relação ao texto.
Já na disciplina de Geografia, foi trabalhado um dos principais símbolos da pátria: a bandeira do Brasil. A atividade proposta foi uma forma de destacar os elementos da bandeira como cores, seus símbolos como as estrelas e seu dizer ordem e progresso. Com a turma do 1º ano ao 3º ano foi trabalhado a localização do riacho do Ipiranga. E com as turmas do 4º e 5º ano finalizou com uma cruzadinha aonde contemplou todas as informações abordado tanto na disciplina de História quanto na disciplina de Geografia.
E para encerrar essa temática foi realizado uma apresentação cívica de todas as turmas no Paço Municipal de Carambeí, essa apresentação contou com a participação de todas as escolas municipais, além de estar presente algumas autoridades como nossa prefeita e alguns vereadores, seguindo o convite aos pais dos alunos para prestigiar as apresentações.
A apresentação de nossa escola iniciou com a turma do 5º ano aonde eles encenaram um jornal comunicando sobre a ação da independência, tendo uma entrevista com Dom Pedro I aonde ele explica quais foram os motivos para tomar tal decisão, em seguida a fala sobre o significado da independência nos dias atuais e seus benefícios ao Brasil. Durante o jornal uma aluna como repórter anunciou as manifestações representadas pelas outras turmas: 4º ano apresentando um poema chamado minha pátria, 3º realizou um acróstico formando no final a palavra BRASIL, 1º e 2º ano com o musical “Eu te amo meu Brasil” (Os incríveis).
Observei nos alunos que por estarem participando do teatro e ensaiando para a apresentação esse tema foi demonstrado maior interesse por parte deles, pois o a encenação trouxe informações simplificadas e com isso despertou um interesse maior da parte deles em conhecer a história completa. Também como foi abordado de uma forma mais contextualizada a linguagem nos dias de hoje os alunos estavam mais animados a participar e realizar atividade com mais dedicação. Fiquei muito orgulhosa com a apresentação de todos, pois cada um deu o melhor de si sobre esse tema.
ALUNOS DAS SELFIES:
· Gustavo Leandro Dias de Eufrásio
· Natalia Wrobel dos Santos
Professora Fernanda Roberta Koczyla, 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º anos
Essa temática foi abordada com os alunos de forma presencial e com atividades online com todas turmas da escola.
As atividades com os alunos foram as seguintes: Primeiro momento em sala de aula com a disciplina de história foi abordado um vídeo contando sobre a independência em forma de desenho, a partir do vídeo ouve a discussão sobre essa data importante. Com as turmas do 1º ao 3º ano foi desenvolvido um acróstico que no final formou a palavra independência e um desenho da representação do grito do Ipiranga.
Com as turmas do 4º e 5º anos também foi iniciada a discussão com o vídeo e em seguida uma leitura de texto sobre o ato da independência. A atividade foi uma interpretação da obra “o grito do Ipiranga” do Pedro Américo. E outras questões com relação ao texto.
Já na disciplina de Geografia, foi trabalhado um dos principais símbolos da pátria: a bandeira do Brasil. A atividade proposta foi uma forma de destacar os elementos da bandeira como cores, seus símbolos como as estrelas e seu dizer ordem e progresso. Com a turma do 1º ano ao 3º ano foi trabalhado a localização do riacho do Ipiranga. E com as turmas do 4º e 5º ano finalizou com uma cruzadinha aonde contemplou todas as informações abordado tanto na disciplina de História quanto na disciplina de Geografia.
E para encerrar essa temática foi realizado uma apresentação cívica de todas as turmas no Paço Municipal de Carambeí, essa apresentação contou com a participação de todas as escolas municipais, além de estar presente algumas autoridades como nossa prefeita e alguns vereadores, seguindo o convite aos pais dos alunos para prestigiar as apresentações.
A apresentação de nossa escola iniciou com a turma do 5º ano aonde eles encenaram um jornal comunicando sobre a ação da independência, tendo uma entrevista com Dom Pedro I aonde ele explica quais foram os motivos para tomar tal decisão, em seguida a fala sobre o significado da independência nos dias atuais e seus benefícios ao Brasil. Durante o jornal uma aluna como repórter anunciou as manifestações representadas pelas outras turmas: 4º ano apresentando um poema chamado minha pátria, 3º realizou um acróstico formando no final a palavra BRASIL, 1º e 2º ano com o musical “Eu te amo meu Brasil” (Os incríveis).
Observei nos alunos que por estarem participando do teatro e ensaiando para a apresentação esse tema foi demonstrado maior interesse por parte deles, pois o a encenação trouxe informações simplificadas e com isso despertou um interesse maior da parte deles em conhecer a história completa. Também como foi abordado de uma forma mais contextualizada a linguagem nos dias de hoje os alunos estavam mais animados a participar e realizar atividade com mais dedicação. Fiquei muito orgulhosa com a apresentação de todos, pois cada um deu o melhor de si sobre esse tema.
ALUNOS DAS SELFIES:
· Gustavo Leandro Dias de Eufrásio
· Natalia Wrobel dos Santos
Gustavo Leandro Dias de Eufrásio |
Natalia Wrobel dos Santos |
Comentários
Postar um comentário