Educação Financeira

AUTORA
Professora Carolline Marcos da Silva, 3º ano e 5º ano

Essa temática foi abordada com os alunos de forma presencial com as turmas do 3º ano e 5º ano.

Para a realização dessa temática firmamos uma parceria entre a Cooperativa Sicredi de Carambeí, em contato com eles solicitei algum material educativo sobre educação financeira. Foi disponibilizado por eles um kit com 3 gibis da turma da Mônica que aborda essa temática e junto ao kit um cofrinho. Esses kits foram distribuídos a todos os alunos da escola, não somente as turmas envolvidas na atividade.

As atividades com os alunos foram as seguintes: Primeiro momento em sala de aula foi abordado vídeos encontrados na internet da Turma da Mônica com os seguintes temas: “De onde vem o dinheiro”; “Orçamento Familiar”; “A recompensa de quem sabe administrar o dinheiro”; “Formas de economizar”; “Aprendendo a economizar”; “Prevenção e proteção”. Durante os vídeos fomos discutindo tudo que foi abordado neles, as crianças interagiram bem com relação as temáticas abordadas.

Segundo momento realizamos um jogo online da forca, nesse jogo as crianças tinham que descobrir a palavra sobre a temática educação financeira também. Esse momento registramos em um pequeno vídeo abaixo.

E por fim fizemos a entrega dos kits para as crianças, em seguida em sala de aula eles foram explorar todo esse material com a leitura das histórias e realização das atividades escritas em cada gibi.

Foi possível concluir que os alunos têm conhecimento sobre essa temática, conseguimos discutir muito bem os vídeos apresentados. A principal observação é que eles sabem como economizar no orçamento familiar, como desligar luzes acessa à toa, gastar menos água como não demorar no banho, ajudar a economizar no mercado, etc. Outra observação é quando indagados se eles teriam desejo de economizar para comprar algo, como brinquedo, eletrônico, etc as respostas mais ditas por eles seria que sim e os desejos mais relatado seria um celular, vídeo game ou algum brinquedo. E por fim após entregar os kits as crianças ao terem conhecimento sobre a parceria do Sicredi as principais falas deles foram: “Esse é o banco do meu pai”, ou seja, eles sempre acompanham seus pais ao banco, sabem que o dinheiro vem de lá e que é o pagamento de todo o mês do pais trabalhado. Acredito que conseguimos atingir o objetivo de que eles podem ajudar em casa a economizar com pequenos gestos e atitudes.

ALUNOS NAS FOTOS COLETIVA:

· Ismayla Cavalheiro; 5º ANO

· Fernando Daniel Monteiro Machado; 5º ANO

· Jean Matheus Bonfim Gaia; 5º ANO

· Kamilly Vitoria da Silva Barbosa; 5º ANO

· Wesley Lima Rosa; 5º ANO

· Rafael Pereira Ortiz; 3º ANO

· Nikoli Gabrieli Oliveira Barbosa; 3º ANO

· Lívia Meira do Prado; 3º ANO

· Isabella Bueno Trautenmuller; 3º ANO

· Heloa Couto de Almeida; 3º ANO

· Otávio Felipe Camargo Mota; 3º ANO










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da árvore