Revezamento tocha olímpica

AUTORA
Professora Carolline Marcos da Silva, 3º, 4º e 5º ano

Essa temática foi abordada com os alunos de forma presencial e de forma online pelo Meet aos alunos que estão em casa. Como estamos acompanhando pelas mídias iniciou um dos maiores eventos esportivos, os Jogos Olímpicos 2020/2021 e com isso não deixamos passar desapercebido pelas crianças na escola.

As atividades tanto com os alunos de forma presencial, quanto com os alunos de forma remota foram as seguintes: Primeiro momento eles assistiram vídeos sobre a história das Olímpiadas. Também sobre a tocha olímpica, qual o significado e formato dela. Foi abordado também os mascotes dos jogos olímpicos e paraolímpicos com o significado de cada um. E por fim foi apresentado através de imagens os esportes olímpicos, nessa parte os alunos tinham como tarefa escrever os nomes dos esportes que eles conheciam, não apenas conhecer em desenhos, porém conhecer os objetivos e algumas regras desses esportes.

Após toda essa introdução a tarefa de casa deles foram 2. A primeira era escolher um dos esportes escrito no caderno, aquele que eles mais gostam, seguida achar o pictograma desse esporte, reproduzir a imagem e registrar o pictograma através de foto e enviar a professora. A segunda tarefa deles foi a confecção de uma tocha olímpica com material reciclável ou qualquer outro material disponível em casa, algo que representasse nossa escola Santa Cruz e por fim realizar um pequeno vídeo representando o revezamento dessa tocha e enviar a professora. Como resultado dessa parte segue as fotos dos pictogramas e a montagem do vídeo do revezamento.

Essa temática ainda não foi encerrada, afinal os jogos estão em andamento e também porque a cada aula de educação física iniciamos com uma conversa sobre que jogos eles assistiram, o que eles observaram nos esportes, o que acharam do resultado, etc. O que posso conclui até o momento, que as crianças não conhecem muito dos esportes olímpicos, que eles conhecem os esportes mais tradicionais, como exemplo, o futebol, voleibol, atletismo, ginástica, basquete, lutas. Também tem maior conhecimento sobre esses esportes pois são conteúdos básicos das aulas de educação física, portanto, nossos alunos terão maior conhecimento esportivo se vivenciarem isso em nossas aulas, por isso devemos ser professores capazes de levar o máximo de conhecimento aos nossos alunos.

Segue referência para trabalhar o tema:

- História das olimpíadas: https://youtu.be/1dKg6UimoOc

- Tocha Olímpica: https://youtu.be/iVRM_fSXN7c

- Mascotes Olímpicos: https://youtu.be/4sgn8rBbeUY

- Esportes Olímpicos: Nessa parte mostrar imagens as crianças dos esportes e eles deveriam copiar em seu caderno somente os esportes que eles conhecem, o conhecer é saber sobre as regras como funciona o esporte: file:///D:/Olimp%C3%ADadas%202021/Olimp%C3%ADadas_%20Quais%20s%C3%A3o%20as%20Modalidades%20disputadas%20nos%20Jogos%20Ol%C3%ADmpicos_%20_%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%20F%C3%A1cil.html

Segue os nomes dos alunos envolvidos nas atividades:

Fotos dos pictogramas.

· Brenda Alves Ribas;

· Carlos Eduardo Pacheco dos Santos

· Gustavo Leandro Dias de Eufrásio

· José Osmail Taques Martins

· Bruno Cristiano Pacheco dos Santos

· Naomy Nascimento Castanho

· Sophia Almeida de Lara Camargo

· Natalia Wrobel dos Santos;

·

Vídeos revezamento da tocha

· Natalia Wrobel dos Santos;

· Gustavo Leandro Dias de Eufrasio;

· Brenda Alves Ribas;

· Ismayla Cavalheiro;

· Jean Matheus Bonfim Gaia;

· José Osmail Taques Martins

· Naomy

· Nicoly Mariana dos Santos

· Sophia Almeida de Lara Camargo

Fotos da confecção da tocha

· Jean Matheus Bonfim Gaia;

· Luis Eduardo Almeida Ribas

· Nicoly Mariana dos Santos

· Bruno Cristiano Pacheco dos Santos e Carlos Eduardo Pacheco dos Santos

· José Osmail Taques Martins























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Financeira

Relatório MPT na Escola – 2023