Geração de energia

AUTORA
Professora Fernanda Roberta Koczyla, 5º ano

A turma de 5º ano da Escola Rural Municipal Santa Cruz, em Carambeí, realizou uma visita na Central Geradora de energia São João, na área rural de Carambeí. O passeio foi proposto como forma de encerrar o conteúdo relacionado a energia, no conteúdo de geografia, aplicado pela Professora Fernanda Roberta Koczyla.

“Energia é um conteúdo proposto aos 5° anos, mas com toda a situação de período de estiagem, achei pertinente aprofundar essa discussão, principalmente por ser algo presente em nosso dia a dia e como também influencia na economia brasileira. Foi iniciando em sala de aula com vídeos e material didático (Livro didático) diferentes formas de gerar energia elétrica no Brasil, como as hidráulicas (hidroelétricas), térmicas, solares, eólicas e nuclear. A partir desses conhecimentos, foi conversado sobre a dificuldade de gerar energia elétrica pelas hidroelétricas, pela falta de chuva e baixos níveis de rios, e como a energia térmica auxilia nesse processo, em contrapartida, esse tipo de energia é cara e reflete no bolso dos cidadãos do país. Outra discussão durante as aulas, foram atitudes para não desperdiçar energia elétrica”.

Para o encerramento do trabalho, os alunos foram para uma visitação em uma pequena hidroelétrica, localizada na área rural do município de Carambeí, poucos quilômetros da escola em que estudam. “A hidroelétrica São João funciona desde 2019, eu tinha conhecimento dessa hidroelétrica a pouco tempo antes da pandemia, então quando fui aplicar o conteúdo, entrei em contato com essa empresa para o agendamento da visita. Fomos recepcionados pelo senhor Edgar, responsável e engenheiro da hidroelétrica São João, que explicou como aquela central geradora de energia funcionava, desde sua história, geografia do local e até mesmo sobre os recursos ambientais para sua construção. Os alunos foram guiados através de toda estrutura de funcionamento, como a barragem, canais, conduto forçado, a sala de máquina que consiste na turbina e geradores, sala de comando e finalizando pelo transformador e a rede elétrica. A energia produzida auxilia na energia elétrica da região rural do São João, Carambeí”, explicou a professora Fernanda.

Durante o passeio, a docente comenta da curiosidade dos alunos, que nunca tiveram acesso a esse tipo de visitação anteriormente, “Os alunos ficaram extremamente curiosos durante o passeio, comparando todo o conhecimento teórico com a pratica da hidroelétrica, além de toda a estrutura da geradora as paisagens também nos encantaram muito, fomos muito bem recepcionados pela equipe e também ganhamos o título da primeira escola a visitar o local. Este tipo de conteúdo é difícil de ser trabalhado, pois vai além da realidade dos alunos, mesmo que todos tenham energia elétrica em casa, saber como ela é produzida, é muito abstrato e quando eles têm contato com algo concreto, a aprendizagem é muito mais efetiva” finaliza a educadora.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Financeira

Dia da árvore